"O dedo do pé" é o título da última história estapafúrdia sobre Vizela, escrita pelo autor José Lopes Videira. Hoje, o livro foi apresentado, no novo auditório da escola, pelas netas do escritor, a Inês e a Filipa. Assistiu e participou com muito interesse a turma D do 5º ano, orientado pela diretora de turma, a professora Rute Afonso.
Através das questões colocadas quer pelos elementos da mesa quer pela assistência, o autor revelou muito de si como criança que já foi, como homem que não tem do que se queixar da vida, como escritor descoberto há cerca de cinco anos, quando frequentou as Novas Oportunidades na Escola Secundária de Vizela.
Como explicou, foi a partir daí que percebeu a facilidade que tinha em escrever. Pouco tempo passou até publicar "O colar", a sua primeira obra. Atrás dessa vieram outras, todas diferentes, mas com uma particularidade comum: Vizela. São os lugares, as ruas, as vielas, os nomes de pessoas, as árvores, os pássaros, os peixes, os costumes , enfim, a sua terra, cuja memória tenta preservar através do que escreve, ainda que se trate de histórias extraordinárias, pitorescas, estapafúrdias, de que é exemplo "O dedo do pé".
Por isso, os leitores dos seus livros são essencialmente vizelenses que ficam muito satisfeitos por se sentirem parte de uma comunidade revelada pelas palavras e pela imaginação de José Lopes Videira.
Com sentido de humor, com muita experiência de vida, com várias viagens de grande distância, concilia a dedicação à família e a dedicação à natureza com momentos de criação que trata de anotar rapidamente num pequeno bloco que traz sempre consigo.
Obrigada, Sr. José Lopes Videira. Noventa minutos passaram depressa. Os alunos acharam o livro muito divertido e já ficaram bem motivados para o próximo. Segundo o autor convidado, o seu próximo livro chamar-se-á "O dia em que roubaram a ponte velha". Será possível?
Teremos de ler para crer!
Teremos de ler para crer!
Sem comentários:
Enviar um comentário