quarta-feira, 22 de abril de 2015

Guerra colonial

A três dias da comemoração do 41º aniversário do 25 de abril de 1974, a BE recebeu o Núcleo de Vizela da Liga dos Combatentes que veio dar uma "aula" de História aos alunos do 6.ºA e 6.ºB.
Em 1973, foi um grupo de militares descontentes com a Guerra colonial que criou o Movimento das Forças Armadas (MFA) e começou a preparar a revolução que criou um regime democrático em Portugal.


O presidente da Liga de Combatentes (Núcleo de Vizela), José Manuel Oliveira, introduziu a sessão com uma breve abordagem dos objetivos da Liga, que abarcam todas as situações de combate em que estiveram envolvidos militares portugueses, inclusivamente, operações posteriores à guerra colonial, em missões da ONU.


Júlio Ferreira, um convidado habitual da BE, por variadas razões relacionadas com os seus interesses pela fotografia, e não só, referiu na sua exposição aspetos que os manuais não ensinam sobre a vida dos militares, nomeadamente, na Guiné.


O sr. Domingos participou como testemunha da guerra colonial, neste caso em Moçambique. A foto apresenta mais uma vez os três convidados enquanto mostram aos alunos presentes alguns objetos de guerra, entre eles um rádio da altura.

Os professores de História e Geografia de Portugal do 6.ºano e a BE agradecem a parceria conseguida.
Amanhã, o 6.ºC, o 6.ºD e o 6.ºE terão oportunidade de assistir à mesma apresentação.

Aproveitem!

Sem comentários:

Enviar um comentário