segunda-feira, 11 de maio de 2015

9 de maio - Dia da Europa


fonte da imagem: pt.fotolia.com


No dia 9 de maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman. Este dia marca o começo da atual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adotado o dia 9 de maio como o Dia da Europa

A Bandeira da União Europeia, além de simbolizar a União de diferentes povos, representa também a unidade e a identidade da Europa. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos.








As estrelas são doze porque, tradicionalmente, este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira manter-se-á sem mudança, independentemente do número de países  e de futuros alargamentos da UE.

Neste momento a UE é formada por 28 países:

1. República Federal da Alemanha
2. França
3. Bélgica
4. Itália
5 Holanda (Países Baixos)
6. Luxemburgo
7. Reino UNido
8.Dinamarca
9. Irlanad
10. Grécia
11. Portugal
12. Espanha
13. Áustria
14. Suécia
15. Finlândia
16. Eslovénia
17. Eslováquia
18. República Checa
19. Chipre
20. Estónia
21. Letónia
22. Malta
23. Polónia
24. Lituânia
25. Hungria
26. Bulgária
27. Roménia
28. Croácia

Foi este conjunto de países que serviu de inspiração a muitos trabalhos elaborados pelos alunos do 7.º ano e da turma E do 8.º ano ( a maioria deles de forma partilhada com os pais e encarregados de educação), como resposta ao desafio das suas professoras de Geografia. Estes trabalhos encontram-se expostos na Biblioteca da Escola, juntamente com cartazes cedidos pela Escola secundária.

A exposição resultou numa visão do sonho primeiro dos mentores da UE: "Unidos na Diversidade".


















Sem comentários:

Enviar um comentário