quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Global "Pay it Forward"

         http://www.pifexperience.org
   
Pay It Forward (PIF) é o movimento mundial que começou oficialmente no ano 2000, depois do livro com o mesmo nome ser publicado. Escrito por Catherine Ryan Hyde, conta a história da visão de um menino de como ele poderia mudar o mundo, com um ato de bondade de cada vez. PIF é uma escolha de vida simples, mas profunda, para ser gentil, aceitar os outros e ter uma ação positiva sob a forma de atos aleatórios de bondade. A pulseira PIF - criada e patenteada por Charley Johnson, diretor do movimento Pay it Forward global - foi escolhida como "um lembrete físico" para "pagar para a frente".
A experiência Pay it Forward é simples. Fazes algo de bom por alguém e quando te agradecem por isso, dizes que apenas pedes que "pague para a frente", fazendo algo de bom por outro alguém, com um ato de bondade da tua escolha.
Não há limites para este movimento, nem idade, raça, religião, género, filiação política, localização geográfica, QI, fama, nível de qualificação, linguagem ou situação financeira. Todos podem ser gentis com os outros e o ato de bondade escolhido pode custar de 0 a milhões, dependendo das circunstâncias de cada um.
Atos aleatórios de bondade mudam vidas. Nós nunca sabemos a situação do outro no momento em que escolhemos chegar a ele, mas sabemos que, qualquer que seja o caso, o nosso ato de bondade vai fazê-lo sorrir e ver o mundo sob uma luz mais brilhante.
O Dia Pay it Forward espalhou-se por 65 países, existiram dezenas de proclamações do dia e centenas de escolas e empresas estão agora envolvidas.
É um fenómeno global apresentado em várias estações de rádio, revistas, jornais e redes de televisão.
É impressionante ver o apoio recebido por esta iniciativa. Claro que se deve "pagar para a frente" todos os dias, mas muitos de nós somos apanhados na correria da vida de cada dia e perdemos de vista o que é mais importante.
O Dia Pay it Forward é um grande lembrete da energia positiva que ocorre quando damos aos outros.
A boa ação pode ser tão grande ou pequena quanto escolha que seja, desde ajudar um desconhecido com as compras a comprar uma refeição para uma pessoa sem-abrigo ou não cobrar o seu trabalho a um cliente.
O objetivo é simplesmente colocar um sorriso no rosto da outra pessoa e sentir-se bem pelo que fez por alguém. Para saberes mais acerca deste movimento, clica AQUI.   
(texto adaptado)     


Sem comentários:

Enviar um comentário