terça-feira, 1 de abril de 2014

Livros da nossa biblioteca

algodaodoceparaocerebro.blogspot.com

Seria impossível passear com semelhante tempo. De manhã, ainda tínhamos dado uma volta até ao caramanchão, completamente despido de folhas, mas depois do jantar (Mrs. Reed jantava cedo quando não tinha convidados) o vento gélido do Inverno amontoara nuvens tão pesadas e a chuva caía tão cerrada e penetrante, que não podia pensar-se em sair. O facto alegrou-me; na verdade nunca apreciei passeios prolongados, principalmente em tardes frias. O regresso a casa, pelo crepúsculo triste e sombrio, com as mão e pés gelados, o coração apertado, esmagada pelas censuras da Bessie. a ama, e humilhada pela consciência da minha inferioridade física perante Eliza, John e Georgiana Reed, era o mais custoso para mim. Eliza, John e Georgiana estavam agora junto da mãe, estendida no divã, perto da lareira e rodeada pelos seus queridos (que, naquele momento, contra o seu costume, não choravam nem brigavam) e ela parecia completamente feliz. Quanto a mim, dispensara-me de fazer parte do grupo, dizendo que "Lamentava a necessidade de me afastar, mas enquanto não ouvisse dizer a Bessie a não descobrisse pela própria observação que eu me esforçava realmente por modificar o meu carácter, tornando-me mais sociável e mais conforme ao que deve ser uma menina, enquanto não me mostrasse mais atraente e graciosa e não ganhasse uma atitude mais comunicativa, natural e delicada, via-se obrigada a excluir-me dos privilégios concedidos às crianças felizes e contentes com a sua sorte."
Jane Eyre
Charlotte Brontë

Sem comentários:

Enviar um comentário