quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A escola e a família




A convite da psicóloga do Agrupamento, a professora bibliotecária da EB Caldas de Vizela participou na primeira reunião com os pais cujos filhos frequentam esta escola pela primeira vez. Houve, desta forma, oportunidade para apresentar aos encarregados de educação os serviços prestados pela biblioteca. Durante a conversa informal foi possível ainda  partilhar algumas preocupações quanto ao papel dos pais e da família no incentivo à leitura recreativa. Concluiu-se que vale a pena o investimento uma vez que um bom leitor é quase sempre um bom aluno.


Dicas para pais com filhos a frequentar os 2º e 3º ciclos como incentivos à leitura:

 Aceitar que a atitude dos filhos perante os livros varia conforme a personalidade e a etapa de desenvolvimento em que se encontram.

  Para os que revelam gosto pela leitura, encorajar a prática, proporcionando contacto com grande número de obras, recorrendo ao empréstimo gratuito na biblioteca escolar ou municipal, à aquisição de livros em feiras do livro, hipermercados, livrarias...

Sempre que possível, constituir uma biblioteca pessoal.  

Não contrariar os que se fixaram em determinados tipos de livros.

Para os que rejeitam a leitura, agir com diplomacia, procurar livros com imagens atraentes e texto breve, de acordo com os interesses revelados (desporto, ciência, automóveis, histórias que acompanham personagens de desenhos animados, rimas divertidas...).  

 Conversar em casa  sobre livros e leituras. 

 Aceitar opiniões, dialogando sem comentários que possam levar ao desencanto ou rejeição dos livros e da leitura.  


Nota: Os Serviços de Psicologia e Orientação e a Biblioteca Escolar são considerados Serviços técnico pedagógicos, ou seja, serviços  que trabalham com os alunos, professores, pais e órgãos de gestão, de modo a cumprir a missão da escola e a proporcionar o sucesso educativo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário