terça-feira, 30 de abril de 2013

Um mar de neurónios ao serviço da leitura



Tinha quase 10 anos quando entrei no Ciclo a primeira vez. Vinha com curiosidade e com vontade de aprender, principalmente coisas acerca do corpo humano (…). E eu, que já gostava muito de saber como tudo isto funcionava, decidi estudar Medicina para poder ajudar quando alguma coisa está “avariada”. Dentro da medicina, resolvi estudar especificamente o sistema nervoso, pelo que estou a tirar a especialidade de Neurologia.
Anuário 96 – Escola Preparatória Caldas de Vizela

   Estas palavras foram escritas há 17 anos pela Carla Maria da Costa Ferreira, nossa antiga aluna e atual responsável pela Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital de Braga.
   No dia 26 de Abril, para fechar a Semana da Leitura 2013, a Dr.ª Carla foi nossa convidada e veio cá para nos falar, entre outras coisas, da importância da leitura no desenvolvimento do nosso cérebro. Pelo interesse do tema em questão e simpatia e facilidade em comunicar da oradora, os 45minutos previstos para a sessão não só passaram num instante como demonstraram ser claramente insuficientes. No final foi literalmente “bombardeada” com questões levantadas por alguns alunos, professores e auxiliares. Falou-se de hiperactividade, dislexia, Asperger e outras patologias que condicionam a aprendizagem.
   À despedida deixamos no ar a possibilidade de a Dr.ª Carla cá voltar. Desta vez para falar um pouco com os professores que, muitas vezes, por desconhecimento e por falta de formação nesta área, não conseguem identificar nos alunos este tipo de patologias e posteriormente ajudá-los no processo de aprendizagem. Obrigada Drª Carla!

Sem comentários:

Enviar um comentário