quinta-feira, 30 de maio de 2013

Livros da nossa biblioteca

                                                                                           www.oficinadaciencia.com
Olá...
Desde sempre quis saber o porquê das coisas. Em pequena, quando vivia em Varsóvia, ou já mais velha, quando fui viver para Paris, queria saber sempre por que razão as coisas eram como eram. Todos os dias descobria um mundo novo. Todas as noites girava na minha cabeça um monte de perguntas sem resposta. Como queria alargar os meus conhecimentos fui para a Universidade. E casei-me co Pierre, com quem partilhei essa mesma atitude perante a vida. Dessa união tivemos duas lindas filhas. Vivi numa época de grandes mudanças na ciência. Disse-se que naquela altura reformulámos a Física e, de facto, essa afirmação tem algo de verdadeiro. Depois veio o reconhecimento internacional. Fui a primeira mulher a doutorar-se e a ser professora de Ciências na prestigiada Universidade da Sorbonne. recebi dois prémios Nobel, na Física e na Química, em reconhecimento do meu contributo para essas disciplinas do saber. Reis, presidentes e académicos exigiam a minha presença. Confesso-vos que tudo aquilo me entusiasmava...Mas acompanhou-me sempre a lembrança da época do barracão. Aquele barracão a cair aos pedaços, , onde eu e o Pierre passávamos horas sem fim a interrogar-nos que elemento químico seria aquele que emitia radiações tão surpreendentes.
Chamo-me...Marie Curie
Lluís Cugota e Luísa Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário