terça-feira, 26 de novembro de 2013

A palestra de Ana Pedroso vista por uma mãe.




Filipa Araújo é mãe de quatro filhos; o Rúben com 15 anos, a Letícia com 13, o Zé Pedro com 8 e a Maria Francisca com 3. Conhecemo-la bem  pois trabalha, há já uns anos, como Assistente Operacional na nossa escola. As razões que levaram Filipa a estar presente na palestra dada por Ana Pedroso foram várias. "Sensibilizou-me o conteúdo da carta escrita aos pais pela professora Alice Leite. Como mãe, o tema interessou-me e a minha filha insistiu comigo para que eu viesse". Valeu a pena? "Claro que sim! Gostei muito da forma como a Ana abordou os assuntos. Falou-nos da sua experiência de vida, das decisões difíceis que teve que tomar para chegar onde está hoje. Senti-me confrontada pelo facto de, muitas vezes, por receio e por conforto, não agir de outra forma em relação à minha própria vida e às minhas decisões como mãe. Às vezes, porque achamos que estamos a proteger os nossos filhos, porque os amamos tanto, cometemos o erro de esconder deles as coisas que correm menos bem. Mas é um engano porque eles são os primeiros a aperceber-se." Alguma coisa mudou na  Filipa desde 6ª feira... "Nessa noite, quando me deitei, pensei nas palavras que tinha ouvido e no sentido que me fizeram. Desde esse dia que, apesar de continuar a ser a pessoa stressada que sou, percebi que é possível mudar algumas coisas na minha vida e na minha maneira de agir de modo a torná-la menos complicada. Hoje de manhã foi exemplo disso!" disse a Filipa a sorrir com os olhos..."Ficava ali toda a noite a ouvi-la!".
Ser educador, ser pai, ser mãe, ser responsável pelo crescimento saudável de uma criança, não é tarefa fácil. Quantas vezes somos tomados pela dúvida....
Em Dezembro, Ana Pedroso estará de novo na nossa escola. Desta vez para conversar com professores e Técnicos de Educação. Toda a ajuda é bem-vinda...!

Sem comentários:

Enviar um comentário