quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Odisseia - Série nova na RTP1



Custa a crer que, num país onde não é comum acontecer nada de bom na televisão, uma série como Odisseia tenha sido feita e vá para o ar. É um objecto tão bizarro, ambicioso e diferente de tudo o resto – já para não dizer bom, o que é raro – que parece que as pessoas que normalmente impedem que haja programas de jeito estavam a dormir e deixaram isto passar. E ainda bem.
Odisseia é uma série de 13 episódios de 40 minutos que parte de uma ideia desenvolvida e escrita por Gonçalo Waddington, Bruno Nogueira e Tiago Guedes. No centro de tudo estão dois amigos, os próprios Gonçalo Waddington e Bruno Nogueira, a fazerem de versões exageradas deles próprios e a andar por Portugal numa autocaravana. Pelo caminho, conhecem montes de gente estranha (incluindo várias personagens interpretadas por Nuno Lopes) e metem-se em situações bizarras. Mas, ao mesmo tempo que isto acontece, vemos também Waddington e Nogueira a serem filmados por Guedes e toda a sua equipa. E não só: também vemos os três criadores a escrever tudo. Ou seja, são três narrativas ao todo, algo que ajuda a safar os heróis de dilemas complicados e os criadores de piadas (assumidamente) menos boas.
“É a história de dois amigos que são muito parecidos connosco. Trabalham na área do espectáculo mas um deles tem muito dinheiro e trabalho e o outro não. Logo no primeiro episódio há um acontecimento que os junta e os obriga a desenvolver ainda mais a relação entre eles”, conta Gonçalo Waddington. Segundo o autor, a série – como obviamente se pode perceber pelo título tirado a Homero –, “tem algo de homérico, tanto na viagem deles os dois como na aventura que é filmar uma série com paixão e o mínimo de qualidade num país como este”.

Revista TIME OUT

Sem comentários:

Enviar um comentário