segunda-feira, 10 de junho de 2013

Livros da nossa biblioteca

                                                                                               www.sitiodolivro.pt


   Que diferença há entre um mito e uma lenda? Mitos são histórias que foram inventadas há milhares de anos por pessoas que queriam explicar o que viam à sua volta. Nos mitos, os deuses e deusas criam a terra, o céu e os oceanos. Fazem surgir o sol, a lua e as estrelas no céu e os homens, mulheres e animais na terra. Mas o seu comportamento é o de pessoas vulgares:têm zangas, tristezas e ataques de mau génio, o que explica certos acontecimentos, como a mudança das estações do ano, as tempestades, os terramotos, as cheias e inundações e os vulcões.
   Quanto às lendas, são histórias de heróis, monstros, viagens a terras encantadas e também da fundação de grandes cidades. Quase tão fantásticas como os mitos, as lendas podem, no entanto, ter origem em qualquer coisa que realmente aconteceu e cuja história se foi modificando e complicando à medidda que ia sendo contada através dos tempos.
   Mas lá por as histórias serem em grande parte inventadas, isso não quer dizer que não haja nelas muitas coisas verdadeiras. Neste livro encontram-se algumas que mostram maus sentimentos dos seres humanos, como inveja, cobiça e vaidade. Mas outras falam-nos de boas qualidades, como amor, coragem e amizade, as quais fazem ainda parte das nossas vidas tal como acontecia há milhares de anos.
O Meu Primeiro Livro de Mitos
recontados por Mary Hoffman 

Sem comentários:

Enviar um comentário