segunda-feira, 17 de junho de 2013

Livros da nossa biblioteca

                                                                                               canelaehortela.com   
   A minha avó era chamada de Mahdokht - Filha da Lua.
   Na nossa aldeia não havia ninguém como a minha avó; era olhada como uma estrangeira, se bem que tivesse sido levada para Susmâr Khord como noiva do pai do meu pai. Não era uma tajique; nem sequer era desta região. Era, assim dizia, uma circassiana, nascida num país de montanhas - as montanhas do Cáucaso que se elevavam entre os mares Negro e Cáspio. Foi muito formosa na sua juventude, com uma cútis clara e um cabelo castanho basto e lustroso, com madeixas cintilantes da cor do mel.
   A minha avó contou-me as histórias da sua vida passada noutros lugares, histórias relatadas com grande pormenor, que me pareceram ser verdadeiras e bastante lúcidas, muito embora ela já não estivesse capaz de se lembrar da estação do ano em que se encontrava, o que comera à sua última refeição, nem dos nomes de muitas pessoas da nossa aldeia. Quando me narrava as histórias do seu passado, o rosto dela adquiria uma expressão de serenidade, que espelhava um estado em que simultaneamente se encontrava acordada e a sonhar.
A Rosa do Deserto
Linda Holeman

Sem comentários:

Enviar um comentário